sábado, 20 de março de 2010

Coletivo Chuva Negra apresenta:
Subvercine #3 - Cinema e Veganismo.

Dando prosseguimento as ações do coletivo, apresentamos a 3° edição do subvercine, que tem como objetivo levantar a discussão para questões relevantes para a sociedade, através da linguagem do cinema, e também a difusão do vegetarianismo como uma prática que busca uma alimentação e produção sustentável e tem como filosofia o respeito entre os seres.


sinópse do filme: A Batalha de Seattle.
1999. dezenas de milhares de pessoas vão às ruas de seattle, em protesto contra a organização mundial de comércio. De início o protesto era pacífico, pedindo o fim das conferências da OMC (Organização Mundial do Comércio), mas logo se tornou um motim. O resultado foi a classificação de estado de sítio, que fez com que o departamento de polícia e a guarda nacional adotassem uma postura de combate aos manifestantes.

Do diretor Stuart Townsend.

Logo apos a exibição do filme, vai rolar um jantar vegano preparado por nós mesmo do coletivo. Vale a pena conferir.
Vamos colar e prestigiar, não só esse, como os demais eventos.
A cidade precisa e está acontecendo.

Filme: A Batalha de Seattle.
Quando? 25.03 - quinta-feira - pontualmente às 19hs.
Quanto? R$ 5, 00 dinheiros.
Onde? miniauditorio do ifrn - antigo cefet.

Go Vegetarian!
Pêaga.

6 comentários:

  1. "...eu tinha um medo enorme de que esse filme fosse só mais um retrato mosntruoso e mentiroso do que foi a batalha de seattle, como a midia fez questão de pintar, mas, no fim das contas, acabou sendo uma surpresa interessante.

    algumas coisas me irritam, como a banalização do efeito 'camera na mão' (que eu até entendo em momentos em que o diretor quer dar uma sensação de documento, mas as vezes é demais), o ritimo/edição de videoclipe/hollywoodiana, a mediocridade da michelle rodriguez (essa dormiu na fila pra ser ruim), algumas outras atuações fracas e breguices eventuais, mas isso não chega a ser um problema tão grande.

    mas, é interessante ver como o diretor não estereotipou ninguém, colocando todos, de certa forma, desde os ativistas até os policiais, como vítimas de um sistema falido, ineficaz e inescrupuloso. o filme não se prende só na 'batalha', propriamente dita, mas também trás algumas questões colaterais (o drama da mulher do policial, o prefeito que tenta evitar ao máximo ser responsabilizado pelo conflito, o representante que quer diminuir os preços e quebrar as patentes dos remédios contra aids, a jornalista que se sensibiliza com a causa, a negligência da conferência pra com os países do terceiro mundo e até um romancesinho piegas). ainda assim o diretor acabou deixando de lado toda a maior importância do acontecimento (que foi um marco na luta contra o monopólio midiático, com o surgimento da indymedia, publicando as fotos, textos, etc, direto na internet, muito antes de existir youtube, flickr, blog, twitter, etc).

    acho que o filme poderia ser maior, poderia-se explorar um pouco mais as personagens e/ou abraçar mesmo, de vez, o docudrama. acabou sendo meio que um 'geralzão', raso. mas a idéia ta lá. é uma boa porta de entrada pra quem não sabe nada sobre o assunto e, pra quem quiser saber mais, acabou de sair, pela akpress, um baita livro, chamado 'a batalha da história da batalha de seattle', escrito por colaboradores e gente que estava lá. recomendadíssimo!

    no fim das contas é um bom filme pra um domingo preguiçoso!"

    ...foi o que eu escrevi em um forum de cinema uns meses atrás, quando assisti o filme.

    ResponderExcluir
  2. opa, beleza,

    muito bacana a iniciativa e a idéia do coletivo. tá adicionado no meu blog.

    abraço!

    ResponderExcluir
  3. e ae mano beleza? massa ter curtido nosso blog, iniciativas como do teu blog são sempre bem vindas, já adcionei aqui no nosso blog e dê uma força ae tbmbm, adciona ao seu!
    abração e mantenha contato!

    ResponderExcluir
  4. ah, brigadão! como eu ja falei pra um de voces (não sei quem comentou) acho bacaníssima a iniciativa, e sempre que eu puder vou dar uma força!

    subvercine é massa, mas eu só pude ir no primeiro! :\

    valeu, beijão

    ResponderExcluir
  5. olá! obrigado por visitar o punk rock press!vou adicionar vcs sim , parabéns pelos trabalhos! abraço

    ResponderExcluir
  6. Da hora o blog já adicionei vocês no meu blog , força e continuem o trabalho , grande abraço .

    ResponderExcluir