sábado, 15 de maio de 2010

Emma Goldman?

Se eu não puder dançar, não é a minha revolução! – Emma Goldman

Alguém aí conhece ou já ouviu falar da mulher da foto ali em cima?! A maioria das respostas vai ser “não!”. Emma não ilustrou capas de revistas masculinas, não se envolveu com atores famosos, nem tampouco esteve no cinema.

Emma Goldman nasceu em 1869, na Lituânia, pertencendo a uma família judia. Sofreu muita opressão durante a infância sendo considerada apenas uma “despesa” pelos pais por ser mulher, sendo espancada constantemente e também estuprada aos 12 anos.

Ao contrário do que aconteceu com a maioria das mulheres judias expostas a estas situações comuns na época, Emma rompeu seus laços coma família e resolveu vivenciar todos seus ideais revolucionários. Tornou-se uma mulher politicamente ativa, lutando pela educação, liberdade, direitos da mulher, dentre outros ideais anarquistas. Teve participação constante em muitos movimentos e foi autora de diversos livros sobre estes temas, foi indubitavelmente, um dos ícones do anarquismo.

Emma é uma das mulheres que fizeram a diferença na história não por sua beleza nem por seus escândalos ou feitos sexuais, mais sim pela busca incessante pelos próprios objetivos. Essa sim, é uma mulher de verdade!

Achei um link interessante sobre Emma : http://www.pco.org.br/mulheres/personalidades/goldman.htm

Fonte: http://roxoinconstante.wordpress.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário